quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Técnicas de aterramento


O aterramento é uma maneira de reforçar nossa conexão com a Terra. É muito fácil no mundo de hoje perdermos essa conexão. Caminhamos por estradas pavimentadas, entramos em nossos edifícios artificiais, cercados por redes de energia elétrica, sob lâmpadas elétricas, usando aquecedores ou aparelhos de ar condicionado, comendo comida que foi preparada e cuidadosamente embalada para nós.


Não me interpretem mal - não tenho ilusões sobre o que temos de bom. Não sou um daquelas que romanceiam os tempos antigos, quando os nossos antepassados tinham chão de terra e comiam carnes defumadas com larvas ou quando eles rezavam por uma primavera antecipada para que a família não morresse de pneumonia. Nossos antepassados se esforçaram para sair da natureza. Eu, pessoalmente, não quero voltar e viver como pessoas viviam há 2.000 anos.
Entretanto, Wicca diz respeito a encontrar um equilíbrio saudável em todas as coisas. Mesmo que amemos nossas conveniências modernas, não queremos sentir-nos totalmente desconectados do planeta. Não estamos na natureza, somos da natureza. Somos parte da Terra, e reforçar essa conexão é reconfortante, refrescante e ajuda a manter-nos estáveis.


Como saber se você não está bem aterrado:


  • Se sente perdido, mesmo quando você sabe onde está e tem um plano para a sua vida?
  • Solitário, mesmo com pessoas em sua vida ou em torno de você?
  • Sente um intenso vazio interior, e não tem ideia do por que?
  • Sente desejo de algo, mas não sabe o que é?
  • Se sente cansado, apático, sem energia, mesmo que você esteja dormindo o suficiente?
  • Não está envolvido no que está fazendo, como se estivesse executando no piloto automático?
  • Senso geral de apatia - você não se importa com nada, você não se orgulha de nada?

Aterramento Espiritual




Aqui estão algumas maneiras simples de começar a praticar aterramento:




  • Comer alguma coisa, de preferência algo natural e orgânico. Além disso, quanto mais carboidratos, melhor: cenouras, batatas, maçãs, peras, ou bananas.
  • Use um cristal. Alguns deles aterram-nos naturalmente, tais como quartos fume, cianita azul ou negra, ou turmalina negra. Basta limpar e carregar energeticamente suas pedras, e depois, usar ou andar com elas.
  • Experimente ervas. Defume-se com um incenso. Sálvia é ideal - pode usar também uma mistura de sálvia e sândalo ou Patchuli.
  • Banhe-se. Ponha alguns sais na água, adicione ervas como sálvia ou lavanda se você gosta, para ajudar na limpeza e relaxamento.
  • Fique em pé ou deitado, nu(a), sobre a Terra. Encontre um lindo pedaço de terra ou de grama, e fique lá. Sinta-se conectando ao planeta. Repita o mantra: Eu não estou na natureza; Eu sou a natureza.
  • Tente tocar algum instrumento. Qualquer tipo de tambor ou instrumento de percussão é uma ótima maneira de se aterrar. Não tem que ser grande ou elaborado - qualquer pequeno tambor de criança que você goste trará resultado. Alternativamente, ouça alguma música de bateria constante - algo que lhe lembra os batimentos cardíacos da Mãe Terra, como uma música xamânica, por exemplo.
  • Realize algum exercício físico de meditação: ioga ou tai chi, por exemplo, são ótimas maneiras de se aterrar. Se você pratica artes marciais como o karatê, pratique seus katas.

Uma boa meditação guiada para aterramento:



Faça essa meditação em um ambiente tranquilo e por, no mínimo, 15 minutos.

Feche os olhos, relaxe o corpo e faça a respiração em 4 tempos - inspire contando até quatro (1,2,3,4), mantenha o ar contando até quatro, expire contando até quatro e mantenha o vazio contando até quatro. Continue este ritmo respiratório por algum tempo . 

Imagine que você tem raízes que saem de seus pés ou da base de sua coluna e penetram o solo. Deixe que elas desçam, atravessando todos os espaços até chegarem ao solo fértil, de lá, seguem descendo e se expandindo. Sinta o pulsar da vida nas suas raízes, deixe que suas dificuldades, suas tristezas, seu nervosismo, desçam por suas raízes e entregue-os para a terra, para que sejam transformados, no centro do planeta, que é todo de lava derretida. Deixe que essas emoções sejam transformadas.

Puxe um pouco dessa energia nutriz da Terra e também um pouco da do fogo, sinta-a viajando, passando pelas camadas de rocha, pela energia escura e confortável do solo, pelas fontes de água subterrâneas. Inspire esse fogo já bem abrandado, puxando-o para sua barriga, logo abaixo do umbigo, na área onde é localizado o segundo Chakra.

Sinta-se enraizado, firme, sólido, como uma árvore bem plantada na terra.

Agora volte sua atenção para os ramos que vão crescer a partir do sétimo chakra no topo de sua cabeça. Sinta que eles sobem mais e mais, atravessando o que for em direção ao centro do cosmos. Sobem além das nuvens, da atmosfera terrestre, vão em busca do fogo do céu, da energia solar, lunar, e estelar. Sinta essa imensidão cósmica, busque o centro da galáxia e puxe essa energia levemente dourada para baixo, pelos seus galhos, até que penetre em seu coração.

Funda as duas energias, a da Terra com a do cosmos, misture-as, e deixe que a mistura preencha e energize seu corpo, inspire três vezes sentindo essa energização.

O mundo superior, o inferior e o médio estão todos aqui, agora, dentro de você.

Faça mais uma inspiração recolhendo a copa da árvore, e depois outra, recolhendo suas raízes de volta ao contêiner do seu corpo.

Quando estiver pronto, abra seus olhos.

Nenhum comentário: